Tributo a Julia de Resende

Dona Julia de Resende Chaves

Artista

Julia de Resende Chaves nasceu em 9 de janeiro de 1923, na Fazenda da Ponte Nova, em Lagoa Dourada. Casou-se com João Perbuar Chaves, aos 40 anos, sendo ambos pais de criação de Maria Gorette de Resende a quem, com tamanha intensidade, amaram. 

Em uma época escassa de recursos, Dona Julia foi uma artista autodidata, possuía sede de conhecimento e apreciava as mais diversas artes e áreas do saber. Participava de exposições de pintura em algumas cidades de Minas Gerais, onde apresentava as suas grandes e primorosas telas, nas quais eram aplicados vários processos de utilização artística: de memória, do natural, de reproduzir e de ampliar. 

Em fevereiro de 1991, ela inaugurou a “Galeria Arte Sacra São Vicente de Paulo”, em Lagoa Dourada, para expor o seu acervo. Sempre devota e temente a Deus, ajudava os mais carentes com diligência, doando todo o dinheiro arrecadado ao negociar os quadros a óleo que pintava, inclusive realizando rifas dessas telas para assistir às causas sociais. 

Atualmente, suas pinturas podem ser apreciadas na Associação São Vicente de Paulo, de Lagoa Dourada, pois o seu maior sonho consistia em amparar os mais necessitados com a venda de suas obras.