Tributo a Maria José

Maria José de Melo

Religiosa

Maria José de Melo, Dona Zizinha, nasceu em 30/07/1926, nas Bandeirinhas, Lagoa Dourada, Minas Gerais. Filha de José Cristino de Melo e Maria Madalena Bernardes, em uma família de 7 filhos, sendo ela a filha do meio.

Aos 10 anos sofreu um acidente, quebrou a perna e recuperou a fratura com repouso e tendo a perna amparada por uma telha, ficando esta menor que a outra, o que dificultava o caminhar, mas não a impediu de tornar-se professora leiga aos 15 anos. 

Em 1944 tornou-se a professora rural do Povoado das Bandeirinhas. Aos vinte anos casou-se com Gustavo Rosa de Melo, o qual era viúvo e pai de 4 meninas. Teve 10 filhos. Continuou lecionando até aposentar-se e ao mudar-se para a cidade tornou-se catequista e seguiu este ofício por mais de 30 anos, com muita dedicação e sabedoria ao evangelizar. 

Ajudava nas barraquinhas da igreja em dias de festas e, também na distribuição de roupas e sapatos aos mais necessitados. Ficou viúva aos 46 anos. Em 2001 perdeu um filho em um acidente em uma pedreira e no velório mostrou sua fé e confiança em Deus, consolando os irmãos, esposa e filhos dele. 

Bem humorada, contava suas histórias, sempre ensinando, não negando a vocação de professora e catequista. Organizada, viveu seus últimos anos morando sozinha, de maneira muito ativa. Deus a quis ao seu lado no dia 01/03/2005 e hoje, continua fazendo falta em nossos dias. O reconhecimento pelos anos dedicados à educação veio com a denominação da Escola Municipal do Povoado das Bandeirinhas, em 2006.