Tributo a Mário Joaquim

Mário Joaquim Vieira

Combatente
PATRONO DE CECÍLIA RESENDE

Mário Joaquim Vieira, ex-combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira), nasceu em 30 de março de 1920, filho de Maria Rosa de Sousa e Antônio José Vieira. Lagoense, agricultor, morava com seus pais e irmãos até ser convocado pelo 11° Regimento de Infantaria de São João Del Rei, para o combate da II Guerra Mundial (1939-1945). 

Foi para os E.U.A. em treinamento por 6 meses no ano de 1944. Em seguida partiu para a Itália juntamente com os aliados, onde conquistaram cidades italianas. Após retornar vitorioso da grande guerra, casou-se com Benedita Maria Vieira e juntos tiveram 12 filhos, 25 netos e 19 bisnetos. Prestou serviço nos Correios e também exerceu a função de pedreiro. Durante sua vida, tinha uma grande preocupação com  a população carente, atuando na Pastoral Vicentina e conseguindo verba com a população. Ajudava a todos que o procuravam, inclusive, conseguindo vários benefícios de aposentadoria para muitos trabalhadores e auxiliando-os em várias consultas médicas através do MAPOL. 

Muito religioso e católico convicto, participou da Irmandade do Santíssimo Sacramento em nossa paróquia de Lagoa Dourada, onde foi provedor por vários anos.

Faleceu aos 80 anos em 20 de agosto de 2000, deixando um legado para todos que conviveram com ele, o amor e a caridade entre os homens.