Palmério de Melo
Benfeitor da comunidade dos Melos
PATRONO DE CARINA ANDRADE
Palmério de Melo nasceu em 28 de setembro de 1929. Filho de lavradores, viveu toda sua vida no Povoado dos Melos, município de Lagoa Dourada, MG. Ali formou sua família e atuou como benfeitor da comunidade.
Palmério começou a trabalhar ainda muito novo. Aos nove anos de idade, ajudava seu pai Benedito em seu trabalho na Fazenda dos Melos. Lá conheceu Conceição Rosa de Melo, com quem casou-se e teve 15 filhos biológicos e 2 de criação. Sempre foi um homem muito trabalhador. Com seu esforço, prosperou e conseguiu comprar muitas terras na região.
Muito generoso, fez doações de terrenos para a construção da igreja dos Melos, da escola e do poço artesiano da comunidade. Gostava muito de ajudar as famílias mais carentes do povoado. Prestava ajuda não só financeira. Muitos casais com problemas no relacionamento o procuravam para pedir conselhos. Não media esforços para ajudar a quem o procurasse precisando de algo.
Palmério, carinhosamente chamado pelos familiares e amigos como “Grilo” prezava muito pela Educação. Ele foi quem construiu a primeira escola do povoado com recursos próprios e contratou uma professora do município para dar aulas para seus filhos e para as crianças do local. Era grande admirador das pessoas com formação superior. Chegava a ficar emocionado ao ouvir as histórias de superação e conquistas dos filhos, netos, bisnetos, amigos nos seus estudos. Foi inclusive um grande incentivador e financiador dos estudos de muitos da comunidade.
Palmério tinha muito apreço por festas e bailes em que adorava tocar sanfona. Foi cabo eleitoral no povoado e também tinha influência com vários políticos da época. Nos encontros com eles, sempre solicitava melhorias para o povoado. Faleceu aos 30 de março de 2019, deixando um legado de empenho e trabalho em prol de sua comunidade e ele foi uma personalidade que marcou a história do povoado dos Melos e que agora será eternizado como patrono da Casa de Leni Bernardes!